Para quem deseja emagrecer e tem pouco tempo ou não se adapta a ficar horas na academia, o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) pode ser um grande aliado. Para entender melhor como funciona, Ronaldo Godoi, educador físico e CEO da Red Fitness, explica mais detalhes.
“O treino consiste na aplicação de variados estímulos de alta intensidade intercalados com recuperações de baixa intensidade ou parado de curta duração. A frequência cardíaca deve estar em 90% do máximo e o praticante sentindo dificuldade e pensando em desistir ao realizar as tarefas propostas”, conclui.
“Com este tipo de treinamento, o corpo consome oxigênio em excesso depois da prática e isso acelera o metabolismo. O resultado é uma queima de gordura de quase 15% a mais do que teria em um treino aeróbico de longa duração”, esclarece o CEO da Red Fitness. Além disso, o corpo demora para voltar ao estado normal, gastando calorias por até 48 horas.
A melhor parte é que o HIIT é completamente montado de acordo com as necessidades e limitações de cada aluno.
“Qualquer pessoa pode fazer esse treino. A alta intensidade para um obeso será diferente do que para alguém com dores na lombar ou de alguém sedentário para uma pessoa que já pratica exercícios físicos com frequência. Sendo assim, cada um faz no seu ritmo”, instrui Godoi.
Para completar, Ronaldo menciona mais vantagens da modalidade. “Ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, diminui a pressão sanguínea, colabora na produção de hormônios que auxiliam na quebra de gordura, estimula o condicionamento físico, promove o fortalecimento muscular e melhora os perfis de colesterol”, finaliza o especialista.
Redação Vida & Tal