Quem nunca acordou no meio da noite ou até mesmo teve um acesso de tosse em plena sessão de cinema? Isso acontece graças a reação do organismo para expulsar alguma substância que esteja incomodando os pulmões. Ao respirar um ar muito seco, com baixo índice de umidade, devido a presença de poeira, entre tantos outros agentes alérgenos.
A tosse seca geralmente é provocada pela irritação causada pela fumaça dos cigarros, por agentes irritantes presentes no ar, por alergias a poeira, pelos de animais, pólen, entre outros, por gotejamento nasal ou mesmo pela asma. Muitas doenças pulmonares crônicas também podem ser as causas desse sintoma, e costumam se intensificar com o clima seco e frio.
O refluxo gastroesofágico também pode provocar a tosse seca. Normalmente outros sintomas como azia, queimação na garganta e aumento na produção de saliva podem estar associados. A tosse seca também pode se manifestar por causa de infecções virais como gripes e resfriados. Normalmente aparece no ciclo final dessas patologias e podem continuar por alguns dias após os outros sintomas deixarem de se manifestar.
Tosse Crônica
A tosse crônica é uma tosse persistente que dura mais de três semanas ou que se manifesta com frequência ao longo de bastante tempo. Nessa situação, o atendimento médico é essencial pois pode se tratar de uma doença mais grave. Assim, é possível iniciar o tratamento o mais rápido possível, se necessário.
Por que a tosse pode piorar durante a noite?
Um ambiente fechado e com o ar seco, pode deixar o sistema respiratório mais irritado, piorando a tosse durante a noite. E pode ficar ainda pior durante o outono e o inverno, principalmente, pois o clima fica mais frio e seco. Usar umidificador de ar pode ser uma alternativa para amenizar a sensação de sequidão. Você também pode usar panos úmidos ou bacias com água.
Quando deitamos, a tosse pode aumentar por uma razão curiosa: a gravidade. com o corpo na horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.
O que fazer
– Beber bastante líquidos ao longo do dia e também antes de dormir, pois a água ajuda a hidratar a mucosa e diluir o muco na garganta.
– Evitar fumar. O cigarro possui toxinas que degeneram o sistema respiratório e pioram muito a tosse.
– Realizar a limpeza nasal frequentemente, seja com lavadores nasais, conta-gotas ou seringas com soro fisiológico. Principalmente antes de deitar.
Redação Vida & Tal
Fonte: Centro de Estudo e Tratamento da Tosse (Pneumocenter).