Ao sentir falta de orientações mais diretas e claras sobre a adolescência, um casal de jornalistas, pais de um adolescente, resolveu criar um site na internet e um canal nas redes sociais Instagram voltados especialmente para auxiliar mães, pais e educadores sobre essa fase complexa e porque não dizer, contraditória da vida.
“Faz algum tempo percebemos que todo mundo que fala da adolescência trata o adolescente como ‘aborrescente’, como se estar nessa fase da vida fosse um problema. Vimos que é preciso que alguém converse sobre esses jovens, com seus pais, familiares e escola, e desmistifique isso. A adolescência é uma fase de vida maravilhosa de descobertas, paixões, aprendizados, novidades, crescimento e de dor. Mas uma dor que devemos passar juntos e entender que é um momento de mudanças”, afirma o jornalista Caio Castro Lima, criador do canal juntamente com sua esposa, Andrea.
A cocriadora destaca que essa é a fase em que os adolescentes passam a entender seus próprios sentimentos, emoções, com vontade própria e independência, o que muitas vezes apavora os pais.
“Talvez por isso, nós ficamos tão preocupados. É quando percebemos que perdemos o controle sobre nossos filhos. Mas acreditamos que, com muita clareza, diálogo e amor, podemos passar por essa fase mais fácil do que imaginamos”, revela.
De acordo com os criadores, no canal batizado de O arder da adolescência, que também dá nome ao site, os pais podem encontrar dicas, entrevistas, contos, casos, trocas de ideias; toda uma variedade de formatos de informações sobre a adolescência e como lidar com os adolescentes.
“Nossa ideia não é mostrar que no nosso tempo era tudo muito melhor (até porque não é verdade). Queremos apenas abrir espaço para histórias, boas histórias, que quando bem contadas e ouvidas com o coração podem nos ajudar muito no relacionamento com nossos filhos e familiares. A ideia é olhar com amor para essa nova geração, trocar ideias, passar valores e também aprender com eles. Pois, a gente queira ou não, os jovens têm muito a ensinar”, finaliza o jornalista.
Instagram @oarderdaadolescencia