Um levantamento da InterPlayers, o hub de negócios da saúde e bem-estar, aponta que as vendas de medicamentos para diabetes cresceram 11% nos últimos 12 meses no Brasil, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A pesquisa mostra ainda que o estado de Roraima impulsionou o aumento, com alta de 31% no último ano. O segundo maior aumento foi registrado em Goiás, com 30%, seguido do Acre, com salto de 29% e do estado do Amapá, com 25%. Pará teve crescimento de 17% e o único estado com diminuição nas vendas dos medicamentos foi a Paraíba, com queda de 6%.
A pesquisa, baseada em números do próprio banco de dados da InterPlayers, também revela que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais seguem na liderança em quantidades vendidas dessa classe de medicamentos.
Conhecida por ser uma doença silenciosa, o diabetes atinge atualmente mais de 13 milhões de brasileiros, isto é, 6,9% da população, segundo informações recentes da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) revelam que nos últimos dez anos houve aumento de 26,61% no número de pessoas que vivem com a doença no Brasil, deixando o país na sexta posição mundial. Nas Américas, 33 milhões de pessoas têm diabetes e a estimativa é que esse número chegue a 40 milhões até 2030.
“O aumento nas vendas é reflexo de diversos fatores, como o maior acesso ao tratamento, o próprio aumento da obesidade e sedentarismo e até mesmo fatores mercadológicos”, explica Ilo Aragão de Souza, gerente de inteligência comercial da InterPlayers.
Vendas de medicamentos para diabetes no Brasil
– Crescimento comparando janeiro a outubro de 2021 com janeiro a outubro de 2022 (YTD): 11%.
– Crescimento nos últimos 12 meses, comparado ao mesmo período no ano anterior (VARIAÇÃO MÓVEL): 11%.
– Líderes de venda: SP, RJ e MG.
Redação Vida & Tal