O Conselho Regional de Nutricionistas 4ª Região (CRN-4) e A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) assinaram acordo de cooperação para a concessão de financiamento a projetos de pesquisa vinculados aos Programas de Mestrado Profissional em Nutrição nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O acordo estabelece que os recursos de custeio serão provenientes do CRN-4 e não prevê o pagamento de bolsas da CAPES aos alunos que ingressarem nestes mestrados profissionais. O documento, publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 20 de agosto, abrange dois editais a serem publicados em 2020 e 2021.
A parceria prevê a criação de um Plano de Trabalho para selecionar e acompanhar os projetos. Ao todo, serão investidos R$400 mil para a formação de 20 profissionais de nutrição.
“A gestão Renova CRN-4 vem atuando de maneira efetiva na fiscalização e orientação dos profissionais. Dentro deste contexto, e com objetivo inovador de receber produtos de qualidade, relacionados estritamente a missão do conselho, firmamos uma parceria com a CAPES. Esta parceria viabilizará a obtenção de produtos a partir de projetos de pesquisa de mestrados profissionais da área de nutrição da nossa jurisdição. Desta maneira, pretendemos solucionar problemas e dificuldades apontados por nossa fiscalização ou outros setores mediante produtos avaliados com rigor de uma banca de mestrado, além de contribuir para educação continuada dos nossos nutricionistas”, destaca a presidente do CRN-4, Manuela Dolinsky.
Para Benedito Aguiar, presidente da Coordenação, a parceria irá “contribuir para a qualificação de profissionais que avaliarão o exercício profissional quanto aos seus aspectos ético-disciplinares”. Ele destacou ainda a importância da cooperação no “desenvolvimento e fortalecimento dos programas de pós-graduação em Nutrição”.