Não é só a pele e os olhos que devem ser protegidos durante as atividades ao ar livre, os cuidados com o cabelo também precisam de uma atenção especial. Seja em uma caminhada na rua, uma sessão de natação na piscina ou de surfe no mar, as madeixas devem ser protegidas para evitar danos aos fios. Essa atenção deve ser ainda maior no verão, como explica a cabeleireira Bianca Hulmann.
“A exposição demasiada aos raios UVA e UVB pode ocasionar sérios danos aos cabelos, como perda de queratina, oxidação, ressecamento e perda de cor. Por isso, é bastante importante seguir alguns passos antes e depois de qualquer atividade, seja na praia, em qualquer lugar aberto, ou até mesmo dentro de academias, já que o suor também é prejudicial, pois o sal pode ressecar os cabelos”, alerta a especialista.
Bianca Hulmann dá dicas simples para proteger os cabelos. Segundo ela, basta seguir o passo a passo para impedir ou pelo menos minimizar os danos que podem ser ocasionados pela exposição ao Sol, ao suor, ao sal do mar e ao cloro da piscina, situações comuns aos atletas de esportes que ficam ainda mais em voga durante o verão.
“É muito importante hidratar os cabelos antes e depois das atividades, e esse tratamento deve ser ainda mais frequente aqueles que se expõem a práticas ao ar livre. Outra dica muito importante, principalmente para quem pratica esportes como natação ou surfe, é a utilização do creme de enxágue ‘leave-in’ antes de entrar na água, pois ele forma uma película de proteção. Ao sair da água, é fundamental lavar o cabelo com shampoo e condicionador para tirar o cloro ou o sal.”, explica.
Além disso, a cabeleireira também sugere prender os cabelos, caso eles sejam longos, e, no caso dos adeptos da natação, usar duas toucas.
“Duas toucas impedem que o cabelo molhe muito. Pode colocar uma touca de tecido e outra de silicone por cima. Isso impede o atrito do silicone com o cabelo e minimiza a umidade”, destaca.
Redação Vida & Tal