O maratonista Daniel Chaves da Silva (ICB-RJ), qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, entra na próxima semana numa fase importante de preparação. Depois de um longo período na zona rural de Brasília e de algumas semanas na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (SP), o atleta segue para treinamentos no exterior.
Daniel vai fazer um camping de altitude em Mascota, na região de Guadalajara, no México, de terça-feira (23) a 22 de março. Em seguida, com apoio da Confederação Brasileira de Atletismo passará de 23 de março a 13 de abril, em Madri, na Espanha. O objetivo é correr a Maratona de Hamburgo, na Alemanha, no dia 11 de abril.
“Fui convidado para representar o Brasil na prova, que este ano reunirá apenas 100 atletas por causa do novo coronavírus. Estou fazendo uma boa preparação e espero um bom resultado”, disse Daniel, nascido a 10 de julho de 1988, em Petrópolis, Rio de Janeiro. “Cumpri bem a primeira fase de treinamento em Brasília. Na pandemia meu corpo tem melhorado de certa forma. Não notei nenhum déficit.”
Daniel obteve o índice olímpico no dia 28 de abril de 2019 ao terminar em 15º lugar na Maratona de Londres, com 2:11:10. Orientado por Adauto Domingues, atleta olímpico dos 3.000 m com obstáculos, desde o ano passado, ele ficou sem opções de competir em 2020 por causa do cancelamento de provas em todo o mundo.
“Normalmente nós fazemos treinos em altitude na Colômbia, mas agora o país não aceita voos do Brasil para lá por causa da nova variante da Covid-19 e escolhi o México. Vão ser quatro semanas bem importantes”, comentou. “O período em Madri será uma espécie de quarentena para poder competir na Alemanha.”
Na Fazenda Boa Vista, o atleta tem treinado com tranquilidade numa grande área verde a convite do empresário Alexandre Birman.
Redação Vida & Tal
Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo