Meningoencefalite é uma inflamação do cérebro e das meninges. Meningite é uma inflamação das três membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal (as meninges). Encefalite é uma inflamação do cérebro.
São doenças causadas por uma infecção bacteriana, viral, fúngica ou parasitária. Meningites e encefalites podem se apresentar de forma aguda ou crônica, desde formas clinicamente benignas e autolimitadas até de intensa.
A maioria dos casos de meningite é resultante de infecções de origem bacteriana ou viral. A infecção pode ser primária – a partir das meninges, ou secundária – espalhando-se a partir de um local de infecção localizada em outra parte do corpo.
Meningite viral
É a forma mais comum no Brasil e nos EUA. Geralmente é leve a moderada e autolimitada. A meningite viral é frequentemente causada por um enterovírus ou herpes vírus, mas também pode ser provocada por alguns arbovírus (ver encefalite).
Meningite bacteriana
É geralmente, considerada uma emergência médica. Os casos agudos podem surgir de repente, com piora dos sintomas em poucas horas a alguns dias. É crucial identificar rapidamente o agente causador e realizar o tratamento específico, sempre com o paciente hospitalizado e sob supervisão médica permanente.
Caso não seja tratada adequadamente, a meningite bacteriana é frequentemente fatal. Embora esta condição possa ser causada por vários tipos de bactérias diferentes, os agentes (espécies de bactérias) mais comuns são:
Streptococcus pneumoniae – Chamado de meningite pneumocócica. Atualmente, é a forma mais comum de meningite bacteriana em crianças menores de 2 anos. Os indivíduos com sistemas imunológicos comprometidos estão em maior risco.
Neisseria meningitidis – Chamado de meningite meningocócica. É tipicamente observada em adultos jovens, recém-nascidos, crianças, viajantes internacionais e pessoas imunocomprometidas. É a principal causa de meningite bacteriana em crianças e adultos jovens e é altamente contagiosa.
Haemophilus influenzae tipo b – Outrora uma causa comum de meningite bacteriana, a incidência diminuiu fortemente em razão dos programas de vacinação em massa de crianças.
O estreptococo do grupo B, Escherichia coli e Listeria monocytogenes são as causas mais comuns de meningite em recém-nascidos. Esses agentes podem ser transmitidos da mãe para o bebê.
Meningite crônica
É a que perdura por mais de quatro semanas. Pode ser provocada por bactérias, como Mycobacterium tuberculosis, que causa a tuberculose; por Treponema pallidum, causador da sífilis, e por fungos. Meningites fúngicas são mais comumente diagnosticadas em doentes imunocomprometidos, como aqueles com HIV/AIDS, mas podem afetar qualquer pessoa, mesmo as que são consideradas imunocompetentes. A causa mais comum é o Cryptococcus neoformans (neurocriptococose). Outras incluem Coccidioides immitis, Histoplasma capsulatum e espécies de Candida.
Meningite amebiana
É rara e pode ser letal. É provocada por amebas de vida livre como a Naegleria fowleri, parasita unicelular que pode ser encontrado em lagos e rios de água quente.
Encefalite
A encefalite é uma infecção aguda do cérebro caracterizada por febre, dor de cabeça e alterações no estado de consciência, acompanhado ou não de convulsões. Na maioria dos casos de encefalite o agente etiológico (causador da doença) é viral. As encefalites também podem apresentar padrão de acometimento cerebral focal (limitado a um único local) ou difuso (generalizada por todo o cérebro).
Todos os anos ocorrem milhares de casos porém existem evidências de que provavelmente há muito mais casos com sintomas leves que não são documentados. As encefalites virais podem ser provocadas por uma variedade de vírus, incluindo vírus herpes simplex, enterovírus, o vírus da raiva (a partir de uma mordida de animal) ou arbovírus – disseminados principalmente por mosquitos infectados, mas também por alguns carrapatos.
Os seres humanos não são o hospedeiro preferencial ou primário do arbovírus. A maioria das pessoas infectadas apresenta sintomas leves a moderados. Apenas uma pequena porcentagem desenvolve encefalite. Nos Estados Unidos, o vírus do Nilo Ocidental (West Nilus virus) é a causa mais comum de encefalite por arbovírus.
Em todo o mundo podem predominar diferentes tipos de encefalite relacionadas aos arbovírus. As encefalites virais também podem ser vistas como uma condição secundária, que ocorre algumas semanas após uma doença viral sistêmica. Encefalites causadas por bactérias, fungos ou parasitas são mais raras.
Meningoencefalite bacteriana
Pode se desenvolver a partir de bactérias que provocam as meningites anteriormente citadas. Um outro tipo de de encefalite transmitida por carrapato, conhecida como doença de Lyme pode causar encefalite bacteriana. No Brasil, existe a descrição de doenças similares à de Lyme, transmitidas por carrapatos encontrados apenas em nosso país.
O Toxoplasma gondii, um parasita associado com os gatos, pode causar encefalite parasitária em algumas pessoas com sistema imunológico comprometido. Outras bactérias, fungos e parasitas podem, ocasionalmente, provocar encefalite.
Redação Vida & Tal
Fonte: LAB TESTS ONLINE.