Um levantamento da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres de Contagem mostrou que entre 2018 e 2020, somente no município de Contagem, mais de 12 mil boletins de ocorrências foram registrados por mulheres vítimas de violência doméstica. Diante dessa realidade, o Centro Universitário Una (Minas Gerais) integrante da Ânima Educação, firmou um acordo de cooperação com a Prefeitura de Contagem para acolher, apoiar e orientar mulheres em situação de violência física e psicológica.
O programa é voltado para mulheres com renda inferior a dois salários mínimos. As interessadas devem procurar o espaço Bem-Me-Quero, em Contagem, que fará os encaminhamentos para a Una para atendimentos nas áreas jurídica e psicológica. O espaço fica na rua José Carlos Camargos, 218, no Centro de Contagem e funciona entre 8h e 17h. O telefone para contato é o (31) 3352-7543.
Segundo o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Una Contagem, João Pedro Rabelo Lamas, desde o primeiro momento as mulheres têm o acompanhamento dos alunos e estagiários da Una, orientados por professores, mediante a autorização prévia das assistidas, que atuam de forma acolhedora e efetiva cuidando e mostrando para a vítima cenários possíveis e saídas de situações de violência e opressão.
“O projeto recebeu rapidamente muitas inscrições e nossos alunos, alunas, e professores estão muito empenhados nele. Diversos estudos e levantamentos mostram o aumento da violência doméstica durante a pandemia. Devido a esse contexto social é eminente a necessidade de nos envolvermos na defesa de quem está em situação de muita vulnerabilidade. Aqui, a gente ouve histórias de luta, garra, vontade de viver e superação. O objetivo é amparar essas mulheres e ajuda-las a se reerguerem, para que possam assumir o protagonismo de suas vidas”, diz.
Serviço:
Atendimento jurídico e de psicologia clínica
Atendimentos: Segunda à sexta-feira
Horário: 08h às 17h
Contato: (31) 3352-7543.
Local de triagem: Espaço Bem-Me-Quero
Endereço: rua José Carlos Camargos, 218, Centro, Contagem.
Canais de denúncia que podem ser acionados a qualquer momento:
Polícia Militar 190
Central de Atendimento à mulher 180
Redação Vida & Tal
Fonte: Rede Comunicação de Resultado