A prática regular de exercício físico no Brasil aumentou de 30,3% em 2003 para 39% em 2019, gerando um aumento de cerca de 29%, segundo dados da pesquisa Vigitel (2019), conduzida pelo Ministério da Saúde. Isso significa que, além de mais pessoas dedicarem uma parcela do seu dia a dia à prática esportiva, uma nova parcela da população está se preocupando com saúde e a qualidade de vida.
Além disso, com a chegada do verão, o número de pessoas que procuram praticar atividades físicas aumenta. E aliar essa prática à alimentação pode gerar resultados mais promissores. Karla Maciel, nutricionista e consultora da Naiak, empresa especialista em nutracêuticos, alimentos funcionais e dermocosméticos naturais no Brasil, defende que “é interessante associar estratégias que otimizem a performance física, melhorando a disposição e o desempenho, e, consequentemente, contribuindo para chegar mais rápido ao corpo desejado, como a suplementação de alguns nutrientes-chaves”.
A importância do magnésio na performance e síntese muscular
Uma substância crucial para a estabilidade do organismo é o magnésio. Esse elemento é responsável por mais de 300 reações enzimáticas, mas seu consumo foi reduzido pelo padrão de produção de alimentos utilizado atualmente. Por vezes, é necessário complementar a falta desse nutriente com suplementação, pois sua deficiência pode comprometer o desempenho esportivo. “Alcançar seus objetivos acaba sendo uma tarefa muito mais complicada”, afirma a nutricionista.
A nutricionista explica que o magnésio é um importante nutriente para a manutenção da massa muscular, performance, regulação dos níveis séricos de glicose, produção e estoque energético e controle da inflamação corporal. “A suplementação desse mineral está associada com melhora da performance e aumento da massa muscular”, complementa.
Entenda a taurina
A taurina é o segundo aminoácido mais abundante no sistema nervoso, e é precursora de GABA, um neurotransmissor que age em sintonia com a seratonina na redução da ansiedade. Além disso, esse nutriente atua no músculo com efeito antioxidante.
Além de aumentar o foco, a concentração e disposição, fatores que por si só já contribuem com a performance física, a taurina atua como vasodilatadora, o que aumenta o aporte de nutrientes para o músculo e eleva a geração de energia. A suplementação desse elemento também auxilia na redução de dores musculares, o que aumenta a motivação para treinos novos e mantém a adesão das pessoas à academia.
O portal Vida & Tal alerta que toda e qualquer suplementação deve ser realizada sob a recomendação de um médico ou nutricionista habilitado, bem como o acompanhamento e orientação de um profissional de educação física durante a prática de treinos e/ou atividades esportivas.