O coco é uma fruta que lembra verão, calor e praia. Se exagerou na bebida e ganhou uma ressaca de lembrança, a água de coco é uma excelente pedida. Nos casos de desidratação, a água de coco é um santo remédio. Além de ser deliciosa, traz inúmeros benefícios à saúde, por isso, seu consumo não deve se restringir apenas a uma época do ano.
De acordo com a nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Livia Yumi Yokomizo, a água de coco é um isotônico natural, que hidrata por ser rica em sais minerais como sódio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e vitamina C, nutrientes que são normalmente eliminados do organismo através da sudorese e em episódios de vômito e diarreia.
Mas os benefícios não param por aí, a água de coco amacia a pele, reduz o nível de colesterol, previne enjoos, auxilia no controle da pressão arterial, no funcionamento intestinal e ameniza dores de estômago ocasionadas por gastrites ou úlceras, agindo como anti-inflamatório. A polpa do coco também possui ação anti-inflamatória. É rica em fibras que auxilia o bom funcionamento intestinal, e em potássio, excelente fonte de energia pelo elevado teor de calorias.
Uma dúvida comum é se à água de coco de caixinha tem as mesmas propriedades da in natura. A nutricionista afirma que de acordo com alguns estudos que analisaram a composição da água de coco envasada em comparação a in natura, a diferença mais significativa foi quanto ao teor de sódio.
“Na água de coco envasada, são acrescidos conservantes à base de sódio, elevando esta proporção. Então, se possível, é recomendado dar sempre preferência à água de coco in natura”, revela.
Outro benefício que vem do fruto é o óleo do coco. Evidências científicas demonstram que ele pode ajudar na redução dos depósitos de gordura. O triglicerídeo de cadeia média parece também proporcionar maior efeito de saciedade ao ser comparado aos de cadeia longa.
Informações Nutricionais:
Água de coco 100ml = 22kcal
Polpa de Coco 100g = 354Kcal
Redação Vida & Tal
Fonte: Hospital Oswaldo Cruz