Com o avanço da pandemia de coronavírus pelo país, as pessoas se viram diante de um dilema. Como manter o corpo ativo sem precisar se arriscar em uma academia? Será que é viável obter resultados satisfatórios de hipertrofia e condicionamento físico de outra forma e em casa?
Para a felicidade dos adeptos da vida fitness, sim, é possível. Por meio de exercícios com o saco búlgaro, equipamento de ginástica que está ganhando seu espaço pelo alto leque de possibilidades, praticidade e eficácia, é viável ter um aparelho que trabalha todos os grupamentos musculares e ainda ganhar massa muscular. O acessório foi criado por Ivan Ivanov, lutador búlgaro, vice-campeão mundial e ex-atleta olímpico de luta greco-romana.
Principal divulgador do equipamento no Brasil, o personal trainer Diogo Pacheco, realizou cursos com o próprio lutador, trouxe a metodologia para o país e aperfeiçoou a técnica para dar aulas não só para atletas, como para iniciantes.
“O saco é um equipamento bem simples de se utilizar, fácil de carregar, macia e que pesa entre 8 e 12 kg. O ponto chave dela é que você pode trabalhar todos os músculos, tanto em casa, quanto em uma viagem. Praticidade é o que as pessoas procuram e o acessório traz isso acompanhado de ótimos resultados. Sabendo usar o equipamento com a orientação de um profissional capacitado, dá para tirar bastante proveito”, destaca Diogo.
Mesmo o aparelho tendo sido criado para ajudar na preparação de atletas profissionais, o saco búlgaro pode ser utilizado por pessoas de todas as idades. Em abril, o empreendedor e educador físico irá mostrar como o equipamento pode se tornar parte da rotina saudável dos brasileiros no primeiro curso de Saco Búlgaro da América Latina.
“Quero mostrar as pessoas como o saco pode ser benéfico e transformar a vida e a saúde delas. Tenho alunos de 18 a 56 anos e trabalhamos conforme a limitação e nível de cada um. Busquei juntar o conhecimento que tive fora do país com novas técnicas, a periodização do fitness, o agachamento e outros exercícios”, afirma o personal trainer.
Desde 2020, o acessório tem conquistado vários adeptos como os influenciadores digitais e famosos a exemplo da atriz Grazi Massafera. Benefícios como a versatilidade, praticidade, trabalho de todos os grupamentos musculares e os ganhos de hipertrofia, explosão e resistência são vistas como os fatores primordiais para o crescimento do uso nas academias do país. A empresária e advogada Flavia Sampaio foi uma das pessoas que adotou a nova sensação fitness de 2021.
“Aderi esse treino porque é um exercício um tanto aeróbico, quanto de força. É como se estivesse tendo um gasto calórico grande, ao mesmo tempo em que faço musculação. Acho que essa totalidade do trabalho de todos os agrupamentos do corpo faz com que seja uma atividade atrativa para as pessoas”, comenta Flávia.
Redação Vida & Tal
Fonte: Guilherme Andrade