O projeto de extensão Vida Saudável, do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Experimental (Lafibe) – vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ciências do Movimento Corporal (Nupem), do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes –, estará com inscrições abertas a partir desta quarta-feira, 27, até o dia 3 de agosto. O público-alvo são obesos, diabéticos e hipertensos que tenham entre 18 e 60 anos, tanto aqueles que pertencem à comunidade acadêmica quanto os externos à Universidade. São 18 vagas efetivas e mais dez para suplentes.
O objetivo do projeto é, por meio de uma proposta multidisciplinar, inserir hábitos saudáveis, prevenir fatores de risco para a saúde e melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Dentre suas ações, estão a prevenção e o controle de doenças crônicas não transmissíveis por meio de intervenções físicas, acompanhamento nutricional, ciclo de palestras e seminários, além da compreensão da atividade física na atenção primária à saúde.
Os selecionados realizarão atividades físicas gratuitas nas instalações esportivas do CEFD, o qual conta com piscinas, quadras e academia de ginástica. Também passarão por testes cardiológicos, análise nutricional, exames bioquímicos (coleta de sangue para verificar os níveis de colesterol e glicose, entre outras substâncias) e avaliação antropométrica, que indica peso, estatura, dobras cutâneas, circunferências e Índice de Massa Corporal (IMC). Os horários das ações do projeto estão distribuídos das 8 às 12 horas, às segundas, terças e quintas-feiras.
Como participar
Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição. Candidatos diabéticos e/ou hipertensos deverão apresentar laudo médico ou exames laboratoriais para comprovação da sua condição clínica. Já a obesidade será avaliada por meio do IMC, de acordo com critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A seleção dos candidatos será feita por comissão formada pela coordenação do projeto e outros membros da equipe em 4 de agosto, por meio de avaliação dos documentos e levando-se em consideração a ordem de inscrição. O Vida Saudável foi criado em 2015 e, desde então, já passaram pelo projeto cerca de 200 pessoas.
Redação Vida & Tal
Fonte: Superintendência de Comunicação da Ufes.