A Una Pouso Alegre, integrante do Ecossistema Ânima Educação, será palco para o XI Fórum Mineiro de Psicanálise, realizado entre os dias 21 e 23 de julho. O Fórum deste ano terá formato online e está organizado em cinco eixos principais, sendo eles: “Psicanálise e Massas: a horda primitiva, o pai primevo, o ideal do eu”, “Psicanálise: Política e Poder”, “Identidade: identificações e segregação”, “Psicanálise e Arte” e “Psicanálise: Clínica e Instituições”. O evento é um movimento das escolas de psicanálises mineiras e ocorre a cada dois anos desde 1990. Profissionais de quaisquer áreas podem se inscrever.
A premissa do Fórum de Psicanálise é em unir as escolas e movimentos que se organizam em torno dos conceitos fundamentais psicanalíticos, mantendo a orientação de questionamentos e instigando a transmissão e manutenção da teoria e da ética psicanalítica fundamentada no tripe necessário para a formação contínua em solo mineiro. A coordenadora do curso de psicologia da Una Pouso Alegre, Paula Rocha aponta que esta é uma oportunidade para compartilhar os saberes que a psicanálise acumulou ao longo dos anos. “Essa interação contribui muito para alunos em formação, profissionais e especialistas porque terão acesso a informações de qualidade durante o evento”, explica.
Esse ano a proposta central é a discussão do texto “Psicologia das Massas e Análise do Eu”, escrito por Freud em 1921, a partir do tema “O Sujeito Na Massa De Eus”. A obra traz discussões e debates sobre a contemporaneidade e abre reflexões acerca de saídas e soluções para o enfrentamento de problemas contemporâneos. O Fórum Mineiro de Psicanálise é um movimento das escolas de psicanálise mineiras que tem o objetivo de discutir o ofício do psicanalista em Minas Gerais e o aprimoramento na formação de alunos. Por não se tratar de uma profissão e não ser regulamentada, a psicanálise possui ampla interlocução com diversas outras áreas”, explica Marcilena Toledo, psicanalista membro da ATO escola de psicanálise e professora do curso de psicologia da Una Pouso Alegre.
O Fórum estava previsto para 2021, no entanto, com a pandemia, as escolas e movimentos organizadores optaram por fazer pré-fóruns mensais, em formato online, adiando o evento para 2022. O palco escolhido para esse ano com transmissão online foi o campus da Una Pouso Alegre.
“É uma honra para a Una sediar o XI Fórum Mineiro de Psicanálise, por ter a oportunidade em receber pesquisadores renomados na área da psicanálise. Seremos sempre parceiros de iniciativas em prol do desenvolvimento, atendimento social, e que tenham o objetivo de impactar positivamente a sociedade mineira”, afirma o diretor da Una Pouso Alegre, Vinícius Vieira Costa.
A programação e inscrição podem ser acessadas no site: XI Fórum Mineiro de Psicanálise – O Sujeito na Massa de Eus (forummineirodepsicanalise.com), haverá emissão de certificado para os participantes.
Redação Vida & Tal