Famosa por dar um toque especial aos pratos, a noz-moscada é uma especiaria originária das sementes da Myristica fragrans, árvore tropical perene nativa da Indonésia. No mercado, é possível encontrar sementes inteiras e em pó. Mas, segundo os entendidos, o sabor é melhor quando a semente é ralada durante o preparo da receita.
Muito utilizada na culinária indiana por seu sabor marcante, a noz-moscada também está presente em algumas bebidas como vinho quente e chás, além de sobremesas.
Mas, fora o mundo da gastronomia, a semente tem propriedades medicinais e benéficas à saúde, desde que usada moderadamente, pois pode causar efeitos colaterais graves devido a presença dos compostos miristicina e safrol, que podem causar sintomas como alucinações e perda de coordenação muscular quando ingeridos em grandes quantidades.
Confira oito benefícios da noz-moscada listados pelo Ecycle:
Efeito antioxidantes
Embora de tamanho pequeno, as sementes das quais a noz-moscada é extraída são ricas em compostos vegetais que atuam no corpo humano como antioxidantes, protegendo as células dos danos causados pelos radicais livres.
Fazem parte dos antioxidantes presentes na noz-moscada pigmentos vegetais como as cianidinas, óleos essenciais como fenilpropanoides, terpenos e compostos fenólicos, incluindo ácidos protocatecuico, ferúlico e cafeico.
Possui propriedades anti-inflamatórias
A noz-moscada é rica em compostos anti-inflamatórios chamados monoterpenos, incluindo sabineno, terpineol e pineno. Essas substâncias podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo e beneficiar pessoas com condições inflamatórias.
Aumento da libido
Na medicina tradicional, como a medicina Unani usada no sul da Ásia, a noz-moscada é usada para tratar distúrbios sexuais. No entanto, faltam pesquisas sobre seus efeitos na saúde sexual em humanos.
Propriedades antibacterianas
Foi demonstrado que a noz-moscada têm efeitos antibacterianos contra cepas de bactérias potencialmente prejudiciais, como Streptococcus mutans e Aggregatibacter actinomycetemcomitans, que podem causar cáries dentárias e doenças na gengiva.
Beneficia a saúde do coração
Estudos em animais mostram que tomar suplementos de noz-moscada em doses elevadas reduziu os fatores de risco para doenças cardíacas, como colesterol alto e altos níveis de triglicerídeos, embora faltem pesquisas em humanos.
Melhora o humor
Estudos com roedores descobriram que o extrato de noz-moscada induzia efeitos antidepressivos significativos em camundongos e ratos. São necessários estudos para determinar se a substância tem o mesmo efeito em humanos.
Ajuda no controle de açúcar no sangue
Um estudo em ratos mostrou que o tratamento com altas doses de extrato de noz-moscada reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue e melhorou a função pancreática. No entanto, ainda são necessários estudos em humanos para determinar se suplementos com altas doses de noz-moscada são seguros e eficazes em humanos.
É versátil e deliciosa
Essa especiaria popular tem uma variedade de usos na cozinha. Você pode usar a noz-moscada sozinha ou junto com outros temperos, como cardamomo, cravo e canela.
Redação Vida & Tal
Fonte: Ecycle.