No mês de agosto, mais precisamente no dia 27, é comemorado o Dia do Psicólogo. Mas apesar de completar 60 anos de regularização, a luta dos profissionais da área continua uma constante e mesmo após a profissão ganhar ainda mais destaque durante a pandemia, demonstrando a importância dos psicólogos no tratamento e cuidados com a saúde mental.
De acordo com o professor Arthur Kelles Andrade, do curso de psicologia da Una Itabira (Ecossistema Ânima/ MG), a data faz referência ao dia em que a profissão foi regulamentada e os profissionais ainda encontram muitos desafios. “É de suma importância celebrarmos os 60 anos de regularização da profissão. Ainda existe muito preconceito em relação ao nosso trabalho, porque ainda se desconhece o que de fato fazemos”, afirma o professor.
Com a pandemia – principalmente no início – as pessoas perceberam a importância em cuidar da saúde mental e conheceram mais a atuação fundamental do profissional que impacta positivamente na vida de tantas pessoas. Assim, a profissão do psicólogo passou a ser mais valorizada e iniciou um movimento de maior compreensão sobre a atuação dos profissionais.
“Percebemos que a profissão da psicologia, hoje, está sendo mais valorizada, principalmente, devido a pandemia. Cada um de nós passamos por um momento de dificuldade, seja em sua particularidade e no coletivo. Ainda temos muito que avançar porque a profissão da psicologia mais uma vez não está só nos consultórios. Os profissionais podem atuar em diferentes ambientes e lugares, sempre visando beneficiar a sociedade”, completa.
Quando procurar um psicólogo?
A psicologia é para todos que perceberem a necessidade de se consultar com o profissional. Não existem contraindicações e não necessariamente toda pessoa precisa ir ao psicólogo. “Todos que quiserem e perceberem que podem passar por uma situação, por um problema e trabalhar a questão da melhor forma possível, podem procurar o profissional. Importante dizer que o psicólogo não vai dar resposta para pessoa. Buscamos ajudá-lo a obter e construir suas próprias respostas”.
Só existem psicólogos de consultório?
É importante dizer que não existem apenas psicólogo clínico ou de escritório. “Estamos em escolas, empresas, nos centros de saúde, assistência social, em hospitais, no trânsito e até mesmo trabalhando com atletas. A nossa atuação é muito mais ampla do que estar somente no consultório, que também é muito importante. O que quero dizer é que as pessoas podem se beneficiar de várias maneiras do trabalho de um psicólogo”.
Marco 60 anos
Em agosto desse ano a regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil completa 60 anos. A psicologia tem avançado sobre novas áreas do conhecimento e ocupando importantes espaços de atuação.
“É muito importante ver as conquistas que temos alcançado, o espaço que a psicologia tem conseguido dentro dos hospitais e das escolas. Atualmente nossa classe luta pela carga horária e pelo piso salarial e nossas lutas não terminaram. Mas, precisamos comemorar, com certeza, todas conquistas.”
Redação Vida & Tal