O início de um ano representa, para muitas pessoas, a esperança de um novo ciclo, com uma série de possibilidades diferentes. Esse anseio por renovação faz com que promessas e metas sejam feitas, o que pode causar muita ansiedade e preocupação excessiva. Pessoas ansiosas têm a tendência de pensar em muitas coisas ao mesmo tempo e, com o início de um novo ano, querer fazer várias atividades simultaneamente.
Contudo, vale lembrar que cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade máxima na lista de planos e resoluções. Por essa razão, o governo municipal de São Paulo (SP) oferece atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde, que estão preparadas para receber as pessoas que estão precisando de ajuda emocional. De acordo com a necessidade clínica, cada caso é encaminhado à rede especializada do município para o tratamento adequado.
Para ajudar a lidar com essa ansiedade de início de ano, vale seguir algumas dicas:
1. Pratique atividades físicas
Fazer alguma atividade física regularmente ajuda a diminuir o estresse, controlar a ansiedade, equilibrar o humor e ainda auxilia no tratamento de alguns quadros, como a depressão.
2. Mude seus hábitos para dormir bem
Ter uma boa qualidade de sono é fundamental para a saúde mental. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário e evite muito barulho e iluminação até tarde da noite. Desligue-se da TV ou do celular horas antes de ir para a cama, se for possível.
3. Faça atividades que você gosta no seu tempo livre
Ter um momento para relaxar faz muita diferença para a saúde mental, seja lendo um livro, ouvindo uma música ou fazendo qualquer outra atividade que você goste.
4. Mantenha uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável e balanceada, que priorize alimentos frescos e integrais, como frutas, verduras, legumes, grãos e carnes magras, ajuda a cuidar bem do corpo e da mente.
Redação Vida & Tal
Fonte: Prefeitura Municipal de São Paulo.