A dependência financeira é uma das barreiras que impede mulheres vítimas de violência doméstica a se distanciarem do eixo da agressão, tornando-se ainda mais suscetíveis ao feminicídio. Diante desse cenário, e em diálogo com marco da agenda pública contra a violência doméstica, a Una Cidade Universitária, em Belo Horizonte (BH) lança o programa Una Mulheres. O objetivo é oferecer treinamento, orientações e desenvolvimento de habilidades profissionais básicas para que elas possam ser reinseridas no mercado de trabalho.
A iniciativa, lançada no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, é uma parceria com o banco de empregos “A Vez Delas”, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
“A Una se juntou ao programa A Vez Delas, da Sedese, que é uma plataforma virtual para o cadastro de oportunidades de emprego a mulheres vítimas de violência doméstica. Nesse sentido, vai ajudar no processo de recuperação da autonomia e liberdade delas, já que uma das bases necessárias para se romper o ciclo da violência intradomiciliar perpassa em reduzir a dependência dos seus agressores. Esse é um problema coletivo, que diz respeito a todos os que são comprometidos com a construção de uma sociedade democrática e igualitária”, reforça a coordenadora do projeto Una Mulheres, professora Daniela Mateus.
O projeto Una Mulheres se apresenta como facilitador no processo paulatino para a independência financeira e se estrutura por três frentes: treinamentos e desenvolvimento de habilidades profissionais básicas ancoradas na área de serviços e negócios, assim como em diálogo às demandas levantadas pelos empregadores inscritos no banco de empregos da Sedese; suporte jurídico e oferta de serviços da Clínica Integrada, como psicologia, estética e nutrição, fundamentais à saúde e recuperação da autoestima.
Redação Vida & Tal.
Fonte: Rede Comunicação de Resultado.